Subscribe

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O roteirista Daniel Waters fala sobre VA ao Hollywood Crush

Dan Waters, roteirista de Vampire Academy: Blood Sisters finalmente foi entrevistado!!! Confiram abaixo o que ele tem à dizer sobre o roteiro ao Hollywood Crush, numa tradução feita por nós!


Os fãs tiveram sua primeira prova da adaptação para as telonas de "Vampire Academy", de Richelle Mead no início deste mês com a estréia fabulosa e sangrenta do teaser trailer. (DIMITRI SEM CAMISA!!!), Mas com um arco de mais de seis meses para a estreia, já estamos sedentos por mais.

Entãooo ... conversamos por telefone com o roteirista Daniel Waters (provavelmente mais conhecido por escrever "Atração Mortal" em 1988) para obter todos os detalhes sujos sobre o filme estrelado por Zoey Deutch , incluindo o que mudou a partir do livro e como "Vampire Academy" será diferente de outros filmes para adolescentes.

Hollywood Crush: "Atração Mortal" saiu há 25 anos. Como você acha que a sensibilidade adolescente mudou desde então?

Eu acho que passa por diferentes padrões e ondas. Certamente, quando "Atração Mortal" estreou, acho que as pessoas estavam cansadas de um determinado tipo de filme adolescente, então, até mesmo os filmes de John Hughes, que nós amamos no passado e no presente, acho que veio um período em que as pessoas estavam cansada deles, e creio que estamos chegando a esse ponto novamente, onde nós vimos tantos diferentes clichês adolescentes e clichês jovens adultos e até mesmo clichês vampíricos. Estou feliz por estar voltando ao gênero adolescente, porque acredito que é hora combater os clichês novamente. Precisamos de algo novo, porque eu acho que todo mundo meio que sente que estamos num clico do mesmo tipo de coisa de novo e de novo.

Como é que você e seu irmão [o diretor Mark Waters] sendo homens adultos podem tão facilmente explorar a psique de meninas adolescentes?

Bem, eu sempre tive a opinião de que os homens são -  há muitos filmes sobre homens e meninos e coisas assim, e não somos tão interessante. Eu acho que especialmente nessa idade, especialmente nos anos do ensino médio, são as meninas que realmente fazem as coisas funcionarem, e são elas que passam por um monte coisas mais complexas. Então, para mim, não se trata de ser um grande feminista ou qualquer coisa assim, eu só quero encontrar o que há de mais original quando se faz algo com uma personagem feminina, você já está tendo uma perspectiva muito mais original e interessante. Mesmo com a Mulher Gato que eu fiz em "Batman  - O Retorno" era curioso. Você definitivamente tem uma sensibilidade diferente.

Eu estranho quando as pessoas ficam tão surpreso com uma protagonista feminina. Eu acho que muitas vezes as pessoas vão comparar o personagem de Rose Hathaway com Bella Swan de "Crepúsculo", e eu estou tipo, "Elas não podem ser apenas duas personagens em dois universos separados?" Ninguém diz que o Homem de Ferro tem um melhor senso de humor do que Wolverine, porque eles são apenas dois personagens diferentes. Precisamos de muito mais personagens do sexo feminino. Eu acho que faz o mundo muito mais interessante se nós vemos essa perspectiva. Então, eu estou chegando quase no nível de um escritor tentando ser original, e quando você tem uma personagem do sexo feminino - especialmente a protagonista - tudo fica mais colorido.

Nós definitivamente achamos que é desanimador quando todos generalizam as adaptações de YA simplesmente porque são voltados para um público com idade semelhante.

Eu sou um pouco culpado por isso também, acredite. Quando os produtores vieram pela primeira vez para mim, e eu não estava familiarizado com o livro e eles disseram: "Você gostaria de se adaptar 'Vampire Academy' "? Eu pensei, "Oh, não! Lá vem essa." Era como se eles estivessem me oferecendo "Zack e Cody no Espaço" ou algo assim. Eles me levaram à realmente ler o livro e realmente entender, "Ok, não se deixe enganar pelo título. Há muita coisa acontecendo aqui. Há muita coisa acontecendo aqui que você não vê num filme típico do gênero."

O que foi que você viu que ganhou você?

Eu vejo cada filme que sai, então para mim, - especialmente hoje em dia - cada filme tem um personagem inocente que ao se deparar com este novo mundo começam a gritar: "Isso não pode estar acontecendo! Mágica é impossível! Não existe essa coisa de vampiro!" Eu amo que ninguém em "Vampire Academy" é inocente. Nós pulamos essa parte com esse material. Eles são todos muito frios sobre isso. A magia é real. Os vampiros são reais. Vampiros fazendo a magia é real. Para mim, o que foi interessante sobre o projeto foi a oportunidade de abordar o sobrenatural como uma coisa completamente natural. Para mim, era apenas um jeito novo. Um novo ataque para este material.

Ele certamente, tem uma mitologia única com esses três tipos diferentes de vampiros.

Por ser capaz de começar na segunda ou terceira base, por assim dizer, e não ter que passar por toda aquela história de introdução, podemos realmente chegar a um nível mais profundo. Estamos todos de acordo que existe tal coisa como vampiros. Agora vamos realmente entrar nela. Agora, vamos para os diferentes tipos de vampiros e os diferentes tipos de relacionamentos que eles tem. Isso também é muito fascinante.

Isso também precisa de um pouco de explicação no entanto. Como você não se atolar nessa exposição?

Eu posso te dizer, é um processo contínuo. Minha visão original era simplesmente jogar todo mundo direto nisso, e assim é como você fosse uma mosca na parede da academia, onde todo mundo sabe das coisas. Então você tem que prestar atenção e pegar o bonde andando. Para as pessoas que não leram o livro, estamos passando por um processo, ou talvez ajustes. Então, nós descobrimos um pouco mais para a frente. Mas, para mim, isso é parte da diversão. Que todo o filme não é sobre descobrir o que é tudo, mas o que acontece depois disso. É como quando você vai visitar uma cidade estrangeira, você não quer ler sobre tudo num guia de viagem. Você quer tipo de simplesmente ser jogado para esse novo ambiente e experimentá-lo. Acho que isso é parte da diversão.

Como a Richelle estava envolvida?

Eu não falei com Richelle antes de escrever o roteiro. Ela é tão legal que sabia que é um processo diferente, e não queria estar na minha cabeça imediatamente. Mas ela leu o primeiro rascunho. Mark e eu nos encontramos com ela depois disso. A grande coisa sobre ela é que ela não é só a pessoa que criou este mundo, mas também é um fã. Então, ela pode olhar para isso como um fã, gostar e seguir em frente. E eu acho que ela ficou surpresa quando ela simplesmente entrou na montanha-russa esquecendo que ela é quem realmente criou este material. Há definitivamente algumas coisas que eu tentei fazer que ela fosse à favor. Tentei deixar o Christian loiro, e foi aí que ela me deu um tapa. Definitivamente não quero mexer com seus garotos e suas aparências.

Houve alguma cena que você queria encaixar, mas não conseguiu?

Não é um livro fácil de se adaptar. Eu sempre acho que a minha empregada poderia ter feito uma boa adaptação de "Jogos Vorazes". Acho que este é um material muito mais complexo. Não é só lidar com a ação e o sobrenatural, mas também todos esses diferentes tipos de relacionamentos estranhos. Então, eu encontrei dificuldade por conta do ponto de vista, muito do que se passa está na cabeça da Rose, o que funciona na escrita da Richelle , mas ninguém quer ver um filme onde o personagem narra o filme e diz: "isso aconteceu e, em seguida, aconteceu isso." Então, eu pensei bastante se estava criando um mistério. Mas, eu gostei de tudo - e talvez eu esteja apenas racionalizando - mas,  gostei de tudo o que foi cortado, e estou bem com isso. Essa declaração vai voltar para me assombrar. Eu sei que praticamente tive que fazer uma conferência de imprensa para dizer aos fãs que o personagem de Eddie não estaria apareceria. Quero dizer, é uma loucura. Mas você leu o livro, e Eddie tem, tipo, um par de linhas. Eu estou lutando para colocar mais Mason no momento.

Este foi o primeiro projeto que você e seu irmão trabalharam juntos. Quando e como ele se envolveu?

É engraçado, nós realmente desenvolvemos um monte de coisas juntos. Eu não quero explodir a mente de ninguém, mas este é o nosso segundo projeto sobre vampiros. Eu adaptei o romance "Bloodsucking Freaks" do Christopher Moore a 20th Century Fox que ele dirigiu. O estúdio gostou bastante do roteiro, mas é tão difícil fazer um filme. Quando meu irmão descobriu que eu estava fazendo outro filme de vampiros, ele ficou realmente com raiva. Ele não queria ter nada a ver com isso. Então eu mostrei-lhe o roteiro e ele disse: "Espere um minuto. Você não me disse que ia ser bom!" Eu acho que ele se envolveu em seguida. Mas o meu irmão e eu somos uma boa equipe. Eu sou do tipo o "lado direito do cérebro, louco, muito imaginativo e que não pode sequer tirar a carteira de motorista porque sonha demais durante o dia", e ele é muito mais do tipo "lado esquerdo do cérebro, nunca tirou um B na vida, basta fazer tudo correr no tempo". É um bom jogo, porque eu posso deixar minha imaginação correr solta. E ele diz que você deixá-lo correr solto também.

Presumo que Mark esteja editando o filme agora. Você está envolvido nesse processo, ou já largou de mão?

Ele ainda está em Londres, e eu estou em Los Angeles. Mas eu definitivamente não terminei minha parte. Tenho a sensação de que eu vou escrever e re-escrever a narração, aprimorando-a até uma semana antes. Eu acho que a decepção de alguns filmes adolescentes recentemente é que temos de reajustar completamente o que estamos fazendo com o filme. Estamos, obviamente, adaptando "Vampire Academy" porque amamos "Vampire Academy", de modo que o filme não vai mudar. O marketing pode ficar louco, então eu avisar os leitores disso.


Tradução feita pelo blog Diário da Guardiã, caso a utilize, credite.

Nenhum comentário :

Postar um comentário